Páginas

Reprodução do Hamster

Reprodução das diversas raças.

A idade fértil de um hamster começa entre 6 e 8 semanas. Existem poucas espécies que alcançam a fertilidade já na quarta semana. É recomendado não cruzar antes que façam 4 meses de vida para evitar a perda da fêmea que precisa ser muito forte para agüentar o parto.


Hamster Sírio

Uma gestação pode produzir de 4 a 12 filhotes. O macho pode acasalar de 10-14 semanas e a fêmea de 6 -10. A vida da fêmea pode diminuir se ela tiver gestações múltiplas e ela fica fértil por 12 meses.

Roborovski

Sua gestação trás de 3 a 5 filhotes. São férteis de 4-5 semanas. O período de gestação é de 18 a 21 dias.



Hamster Chinês

Ficam férteis de 4-5 semanas, mas não devem produzir até completar 4 meses de idade. O período de gestação é de 23 a 30 dias.

Quando se perceber a gravidez, tem de se separar o macho da fêmea, pois a fêmea fica muito agitada chegando a atacar o macho. Em caso de não se ter uma separação, o lugar onde eles vivem tem de ter diversos esconderijos para o macho fugir da fêmea. Existe também a possibilidade de cruzarem logo após uma gravidez, o que pode trazer complicações para a vida da fêmea.

Não se deve mexer no ninho nem no local onde vivem no momento da gestação. A fêmea se agita facilmente ao ver qualquer movimento por perto. Ela pode abandonar os filhotes se acaso sentir qualquer cheiro diferente, portanto não pode pega-los antes que eles tenham 21 dias. É importante também não fazer barulhos altos, de modo que é inesperado o que a fêmea pode fazer como reação ao susto.

A fêmea pode comer os filhotes caso eles nasçam com alguma deficiência, ou ela esteja desnutrida. Ela têm os filhotes as vezes em diversos lugares de onde ela vive, mas depois ela recolhe de um por um para o ninho, portanto não precisa mexer nos bichinhos nem tirar do lugar para que ela não os abandone.

Para quem quer crusar seus bichinhos.

Em geral o hamster entra no no período fértil de 4 em 4 dias. Se eles forem de gaiolas separadas, nunca junte os dois na gaiola da fêmea. Sempre na gaiola do macho ou em lugar nêutro. Ela ta pronta pra crusar quando ela ficar em posições, como se fosse estatua, e estivesse esperando o macho. Você coloca eles juntos um dia. Se eles brigarem separem e tente no outro dia. Se acontecer a briga denovo tente no outro, e no outro e assim sucessivamente, tentando achar o dia certo dos 4.
Em algumas ocasiões, também pode acontecer se o macho for virgem, de ele não saber o que fazer, e a fêmea perder a paciência com ele. Não se tem muito o que fazer. Nossa limitação na natureza do bicho é grande. Mas tem de se tentar com persistência.

Espero que dê tudo certo pra todos.


Bom, espero que tenha ajudado.

Abraço e obrigado a todos que leram.

Para mais conhecimento sobre o mundo dos hamsters indico um ebook muito interessante e bem completo onde aprendi bastante sobre o assunto. O Custo benefício de aprendizagem e qualidade para a vida do hamster já vale muito a pena. Coloco o link abaixo para que possa conhecer:


39 comentários:

  1. o mano.. qualto tempo dura a vida fertil deuma hamster femea??? tipo assim, com que tempo ela deixa de entrar no cio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hamster deixa de entrar no cio normalmente entre um ano e meio a dois anos. Mais precisamente perto dos dois anos, que é quando ela já está idosa, visto que o tempo médio de vida do hamster é de dois anos. Em tempos muito frios também pode acontecer de ela não ter o período fértil.

      Excluir
  2. eu queria sabe com cuanto tempo a mae hamister abandona a ninhada

    ResponderExcluir
  3. tambem eu estou como uma duvida tem como saber o tempo de vida de um hamister chines se tiver é como??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo de vida que ele terá não, porém a média dessa raça é de 2 anos. Pode ser que morra antes, ou depois, mas em média 2 anos.

      Excluir
    2. o meu parece cer imortal o bicho não morre ele tem 5 anos e ta parecendo uma tartaruga andando

      Excluir
  4. Tenho um hamster femea, ela nunca cruzo tenho ela a 1 ano e meio e ela fikou doente, parece que a boca e o papinho dela incharão e ela não consegue comer, ela esta fraquinha estou com medo dela morrer se tiverem alguma indicação por favor me falem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consulte um veterinario ou pesquise como fazer papinha pra hamster e da na boquinha dela

      Excluir
  5. Roborovski é o mesmo Anão Russo ?

    ResponderExcluir
  6. a minha hamster leva a ração dela pra dentro da casinha toda vez que coloco ração pra ela se eu por ração duas vezes no dia ela leva isso que dizer que ela estar prenha ?

    ResponderExcluir
  7. Gente minha hamster chines ta mais gorda e matou e comeu o macho, ela ta prenha?

    ResponderExcluir
  8. Gente minha Hamster chines deu cria de oito filhotinho mais ela comeu dois e matou um. Agora só tem cinco só que ela não fica perto deles estão todos espalhados na gaiola.Isso e sinal de rejeição? E o que fazer ser for rejeição?

    ResponderExcluir
  9. eu queria saber quando e que sabemos que a fêmea esta gravida! e se no tempo de gestação temos que separar do marcho!! fico no aguardo de resposta! meu e-mail leevi-liima@hotmail.com ou cell 085 87501041 (levi ou davi ) espero

    ResponderExcluir
  10. o meu hamster tem quatro anos e ainda naõ cruzou arrumei uma hamster pra ele seá que ele ainda cruza

    ResponderExcluir
  11. Meu hamster macho nunca cruzou e não conheço ninguém que tenha uma fêmea para isso. Acho os testículos muito inchados. Isso traz alguma sequela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia é normal esta inchado os testículos, se vc quizer tenho uma fêmea aqui posso te dar. What app 21 969040610

      Excluir
  12. Faz quase 1 mês que comprei um casal de hamster Chines! Mais quando vejo seus sexos,não vejo diferença alguma!!E agora eles vivem brigando, um fugindo do outro, e nesses dias vi que um deles(oque foge)estava sangrando nas partes intimas tava roxo!!Será que tem a possibilidade dos dois serem machos??Me ajude!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Como sabemos o sexo dos hamsters? Tem algum volume diferente? Ou o macho e maior que a femea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você pesquisar no google aparece fotos, é muito fácil de ver o sexo.
      Segure seu hamster com a barriga para cima, os hamsters machos adultos, em geral os testículos são facilmente vistos, podendo até mesmo serem visualizados de cima. Já nos mais jovens, a diferença não é tão evidente. Olhando para os genitais, você verá dois orifícios - o pênis ou vagina e o ânus. No macho, o espaço entre os dois é em geral 1-2 cm e, na fêmea, este espaço é tão pequeno que é difícil diferenciar os dois orifícios.

      Excluir
  16. ola tenho um casal de hamster chineses, a femea deu uma ninhada de 3 filhotes, coloquei em gaiolas separadas, quando cresceram o suficiente juntei com o macho na gaiola maior, agora ela deu mais 3 e voltei a separar mas isso não faz dois meses, gostaria de saber se tenho que ter algum cuidado com a femea no caso dessa gestação sem um intervalo muito grande, e se tem perigo de deixar os filhotes com 1 mes junto com o macho adulto, se nao tem perigo dele tentar engravidar a fêmea filhote. obg

    ResponderExcluir
  17. A minha hamster teve filhotes e morreram todos. Quanto tempo eu preciso esperar para coloca lá novamente com o macho? Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Boa noite. Tenho um casal de chines. Tenho a fêmea a dois meses e o macho a uns cinco meses... Desde que peguei ela não vi eles cruzando. Será quw peguei ela bem novinha e não atingiu a idade sexual ainda?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite. Tenho um casal de chines. Tenho a fêmea a dois meses e o macho a uns cinco meses... Desde que peguei ela não vi eles cruzando. Será quw peguei ela bem novinha e não atingiu a idade sexual ainda?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite. Tenho um casal de chines. Tenho a fêmea a dois meses e o macho a uns cinco meses... Desde que peguei ela não vi eles cruzando. Será quw peguei ela bem novinha e não atingiu a idade sexual ainda?

    ResponderExcluir
  21. eu tenho medo da briga deles tenho medo que o macho mate ou machuque a femea o q faço

    ResponderExcluir
  22. Meus hamsters sempre viveram juntos, e foi meio impossível de separar osdois na hora da gestação, eles tiveram dois filhotes um ela comeu e o outro ainda ta comigo só em outra gaiola, mas agora eles não cruzam mais só cruzaram uma vez, e tem hora que eu acho muito sangue na gaiola e é da fêmea, ela tá com algum problema?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia a minha femia cruzou a 7 dias sera q ja tem algum diferença?

    ResponderExcluir
  24. Bom dia a minha femia cruzou a 7 dias sera q ja tem algum diferença?

    ResponderExcluir
  25. Ela tá gravida? Agora é que já se passaram uns dias

    ResponderExcluir
  26. Ela tá gravida? Agora é que já se passaram uns dias

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma fêmea q teve duas crias (05/04) e hj ela do nd começou a atacar os filhotes quando chegava perto deles. Mais cedo eu dei banho (só c água msm), dois dos disso q ela começou a ataca-los, cheguei a pensar q era isso, mas n tenho certeza pois já dei banho várias vezes e ela nunca estranhou.Tive q deixar a fêmea numa gaiola pequena q eu tenho q é a de viagem.Alguém pode me ajudar com oq fazer?

    ResponderExcluir
  28. Meus Hamsters Cruzaram faz 1 Diia .. rsrs Foi bastante engraçado kk'
    Qeria saber , Quanto tempo Ela demora para engravidar? Ou para qe percebemos uma barriguinha .. ?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite! Tenho um hamster sírio ainda filhote esses dias percebi que o órgão genital dele está com sangramento e uma pequena secreção o que será?

    ResponderExcluir