Páginas

Alimentação dos Hamsters (Comida)

·         A alimentação do hamster

                É até engraçado falar isso. Mas o hamster assim como nós humanos comem de tudo. Eles possuem paladar aguçado, o que torna uma comida mais gostosa do que a outra, e fazem com que os mesmos também tenham gostos por algumas refeições. Mas como tudo o que acontece em suas devidas proporções, da mesma forma que por uma má alimentação ficamos com uma “dorzinha de barriga” assim também é com eles. Tenho uma conhecida que teve a “brilhante idéia” de dar chocolate para a hamster dela. Não preciso nem falar o que aconteceu não é? Infelizmente a hamster morreu. Não estou falando que não pode, porém a quantidade que ela deu, em proporção ao tamanho do hamster o levou a morte.
Portanto é necessário muito cuidado e variação na comida. Esse é um fator importante, pois a variação que existe na ração, faz com que eles não fiquem viciados em alguma coisa que eles gostem mais e deixem de comer outras. Alguns especialistas citam que o ideal é ter pelo menos 80% de ração ou sementes que são vendidas nas lojas, petshops ou supermercados e os outros 20% de algumas frutas como maçã, cenoura, etc. Algumas pessoas acham que alface agrada. De fato, para os meus agradavam muito, mas é necessário cuidado, pois tal alimento em grande quantidade causa dor de barriga para eles. Sabendo que eles gostavam, eu costumava dar por semana um pedaço do tamanho mais ou menos de uma bola de gude ( 2cm/2cm ou 2cm²).


                Em seu habitat natural, os roedores comem o que vêem pela frente. Os portes físicos dos mesmos não favorecem para que eles sejam grandes predadores, cacem leões ou coisas do tipo (brincadeira). Mas já fica entendido com essa brincadeira sem graça, que eles não possuem muitas escolhas, comendo aquilo que está ao seu alcance.
                Naturalmente, o animal não é lá muito organizado. E a tendência é subir em cima da comida. Eu acredito haver necessidade de um recipiente maior do que o seu animal para se colocar comida, pois nos potes pequenos, normalmente os meus, faziam uma bagunça boa. Eles colocavam as patas e faziam uma espécie de cavação jogando toda a comida pra fora, e lá ia toda a gaiola espalhada de comida. Um vasilhame maior e mais pesado do que ele, torna mais difícil a bagunça, sendo que ele não consegue virar, e ainda torna mais fácil para o animal encontrar algum alimento que esteja sentindo o cheiro.

·         Dicas para quem não comprou ração (ainda) ou acabou a que tinha em casa e não pode comprar.

Essa dica é para quem não possui ração em casa (ainda) ou a ração acabou e não teve tempo para comprar, e enfim. Primeiramente, é importante variar. Antes de começar quero contar outro caso de uma conhecida minha. A culpa dessa vez não foi dela. Quando ela comprou o hamster não pode levar a ração no mesmo dia. E o vendedor muito bem instruído quanto ao animal disse a ela para dar biscoito cream cracker (água e sal) até ela comprar que não haveria problema. Nesse caso graças a Deus não houve problemas maiores, mas é importante para a saúde do animal a variação do alimento (e veja que bato muito nesse ponto).
Então ai vai uma listinha para seguir quando não tiver ração em casa:
Maçã, uva, kiwi, caqui, banana, morango, pêra, repolho, pepino, brócolis, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve, cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce, semente de girassol, alpiste, amendoim, nozes, milho, queijo, peixe seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo e passas. Quanto às frutas descritas acima, podem ser dadas de qualquer maneira. Nas lojas são encontradas frutas secas a venda.
Para quem acha que a ração de hamster é cara ai vai a dica:
Quando eu tinha meus hamsters, eu comprava uma mistura de sementes de papagaio que vendia na agropecuária. Além de eles adorarem, é uma dieta bem interessante para a nutrição dos mesmos. O preço é bem mais em conta também. Normalmente é vendido no quilo.

·         Água

A água é indispensável na dieta do hamster. O animal pode ter sérios problemas se ficar sem um bebedouro em seu ambiente. Por favor, não esqueçam isso mesmo. Deixar o animal sem água é uma judiação fora do comum. Utilize um bebedouro (mamadeira), ele é barato e o bichinho não engasga.

Para mais conhecimento sobre o mundo dos hamsters indico um ebook muito interessante e bem completo onde aprendi bastante sobre o assunto. O Custo benefício de aprendizagem e qualidade para a vida do hamster já vale muito a pena. Coloco o link abaixo para que possa conhecer:


88 comentários:

  1. oi, só uma dica que esqueceu de citar:
    os milhos da ração nacional são, geralmente, sobras de feiras, velhos, com fungos, que é a parte escurinha que vemos, isso pode facilitar aparecimento de tumores e o milho não tem nenhuma "ultilidade" pro ham a não ser engorda o melhor é retirar o milho da ração.

    deve-se complementar a ração de mistureba com ração extrusada da alcon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaa, eu não sabia, vou começar a retirar !!

      Excluir
    2. Nossa essa historia do milho é muito seria. verdade mesmo?

      Excluir
    3. Será que posso colocar agua em uma tigelinha?

      Excluir
    4. De poder, pode, mas o ham costuma se engasgar

      Excluir
    5. Essa história do milho é verdadeira... eu tenho dois hamsters e sempre tiro o milho das rações mix ;)

      Excluir
    6. Essa história do milho é verdadeira... eu tenho dois hamsters e sempre tiro o milho das rações mix ;)

      Excluir
    7. qundo n tem rassao eu posso dar arros para o ramister

      Excluir
    8. pode mas tem que dar cru, não de muito pois eles incham dentro da barriguinha do hamster

      Excluir
  2. Na questão da Água eu tenho uma duvida . O Hamster também pode beber água em um recipiente , ou tem que ser necessariamente em bebedouro ?
    comprei um hamster recentemente , e na gaiola sempre vem um bebedouro , mas a que eu comprei veio com defeito no bebedouro , então resolvi colocar a água em um recipiente ,e fico em duvida que ele esteja bebendo água ou não .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está bebendo sim, apesar de não ser o mais indicado, pois hamsters em questão de água, são como gatos rsrsrs. O interessante é que o pote não seja nada maior que o corpo dele, porém tem que ser um que ele não consiga virar para não fazer bagunça.

      Excluir
  3. Olá acabei de comprar o meu primeiro hamster e gostaria de saber se tem problema deixa-lo sair da gaiola. Pois eu e meu namorado tiramos ele e o deixamos andar entre a gente na cama (claro sempre de olho nele) e ele fez a festa mais sempre acaba voltando para a gaiola.... Isso é ruim ou não pra ele? pois eu tenho dó de deixar ele na gaiola preso o dia todo, e acabo soltando e deixando ele correr livre pela cama.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um hamster vai fazer uma tempinho, e eu sempre solto ele, mas agora comprei uma bolinha para ele dar umas voltas..

      Excluir
    2. Faço a mesma coisa rsrsrsrs......

      Excluir
    3. Mayara, isto não é ruim, porém, os hamsters são animais predados na natureza, então é instinto que ele queira ficar em algum lugar que se sinta mais seguro(sua toca), más é tudo uma questão de tempo, com o tempo ele vai se acostumando com vocês, ai sim vai fazer A FESTA! haha

      Excluir
    4. Querida, o que você pode fazer (Se ainda tiver o hamster, pois sua pergunta é antiga rsrs) é comprar uma bolinha que coloca ele dentro e soltá-lo pela casa. A bolinha tem buracos que permite a entrada e saída de oxigênio e isso impede que ele não respire. Pode sim soltá-lo na cama, mas o hamster é um animal que não tem como ensinar que na cama não pode urinar ou defecar, então, você corre esse risco. Um outro risco é você sentir cócegas e esmagá-lo com sua reação. Enfim, é basicamente isso =)
      Beijos

      Excluir
  4. pode sim mas tome cuidado para ele nao se afogar e nao engasgar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, comprei o meu hamster ontem, e desde então ele não comeu nada da ração e nem bebeu água.
      Gostaria de saber o que pode ser

      Excluir
    2. não e nada , eles comem e bebem água, so que discretamente, nem vejo o meu comendo nem bebendo agua!

      Excluir
    3. eu posso dar à ração junto com as frutas tipo batata doce,cenoura, maçã ECT.....

      Excluir
  5. como faço pra saber se o meu ramister é macho ou femea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O macho tem tres buracos em baixo e a femea tem dois se tiver duvida nisso pesquise no google imagens e vai saber.

      Excluir
  6. O macho é sempre mais agitado e a femea mais mansinha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu hamster e fêmea e é bem estresadinha viu me morde 5 vezes quando fuintrocar a raçao

      Excluir
    2. o meu é macho no dia q comprei ele mordeu o vendedor e foi a questao de tempo ate ele deixar eu pagar nele, e agora ele faz a festa na cama

      Excluir
    3. A femea é sempre mais brava, digamos que temperamental,o macho é mais calminho. E o macho da pra ver o saquinho dele quando viramos de barriga pra cima

      Excluir
    4. Não mesmo, tenho uma fêmea e um macho, e ela é bem mais extressada

      Excluir
  7. O meu, não sei se é maxo ou femea, me parece que enjuou da ração aonde tem tudo, quando eu coloco um pedaço micro de queijo(micro) e outro de brocoles ele corre para comer e vai primeiro no brocoles, interessante, o queijo fica para segundo plano, outra coisa, ela ou ele sempre nõs chama na gaiola para pegarmos, é muito interessante, como fico sabendo se é maxo ou femea?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O macho tem os testículos grandes e beem aparentes, a Fêmea já não tem toda essa "Exuberância" rs, Geralmente Ele é mais agitado msm e Ela mais delicada até na forma de se limpar rsrs, tenho um casal ;D

      Excluir
    2. Os meu são o inverso, meu macho é bem mais calmo e as duas fêmeas muito mais agitadas e ariscas.

      Excluir
    3. Roedores pequenos preferem uma coisa mais doce do que salgado por isso que ele nao foi no queijo, ratazanas que preferem coisas salgadas com sabores fortes, imagino que o queijo tenha o gosto muito forte para ele, não é só porque é uma espécie de rato que ele vai dar prioridade ao queijo

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Hamster não é rato... Ele é da família dos esquilos...

      Excluir
  8. Comprei um hamster ja alguns dias...
    Tento me aproximar (coloco a mao na gaiola)mais ele é muito arisco... tenho medo de ele nao se acostumar cmg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente os hamsters sao acostumados conosco porque sao criados desde bem pequenos, com 2 semanas ja podemos pega-los e amansar eles, com hamster ja crescidos é mais complicado, voce nao pode demonstrar medo, tem que continuar pegando ele mesmo tendo que nessecitar uma luva, deixe ele sentir seu cheiro, quando pegar ele fassa ou dê alguma coisa da qual ele goste, dê um pedaço de cenoura, brocolis ou solteo em um lugar com bastante espaço e entao ele ira se acostumar pois ele sabera que se voce pega-lo ira dar ou fazer alguma coisa que ele goste e se for dar comida a ele deixe seu cheiro, esfregue um pouco a mao na gaiola, na casinha, na serragem, pegue a raçao dele com a mao e com isso ele ira se acostumar com você! Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Excluir
  9. Adorei! Eu tenho um hamster que vai fazer tres meses, comprei ele com 1 mes mais ou menos, ele costumava ser bem agitada mas ele começou a se esconder sempre na casinha, mal vejo ele, sempre sai a noite pois sei porque ouço o som da rodinha mas é por pouco tempo, nao sei se é por causa do inverno, porque ele ta mais crescidinho ou porque pode estar meio doentinho... Ele é meninho, bem querido comigo. Nunca me mordeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque os Hamster são esquilos do deserto, eles costumas dormir de dia e fazer as coisas de noite!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá. Meu hamster vive roendo a gaiola, rsrs. E com isso, acredito que ele deve engolir a tinta da mesma. Será que isso pode prejudicá-lo? Se sim, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é nórmal o hamster roer a gaiola pois os dentes não param de crescer e ele deve "cerrar" de alguma forma. O ideal é dar para ele de vez em quando algo mais duro para comer. Essas rações de papagaio que listo no post como semente de girasol por exemplo ajudam bastante nesse quesito.

      Excluir
  13. alguem teria uma gaiola para me doar pf se tivr favor entre em contato no facebook emily correa obrigado

    ResponderExcluir
  14. A convivência entre Hamsters Sirios:eu tenho 2 o Snow e o Charlie eles convivem super bem mas eu tenho eles desde pequenos e são da mesma ninhada e tambem fiquei com dó de deixar um só Hamster na gaiola sozinho então peguei 2 e brigam uma vez ou outra

    ResponderExcluir
  15. Alguem pode me ajudar meu ramister nao consegui se alimenta oque fasso posso bate a raçao no liquidificador e da para ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode por algum período ficar sem comer mesmo pois pode ter armazenado alimento nas bolsas. Acredito que o problema não persistirá, mas pode também ser verificado caso persista os dentes dele se estão normais (tamanho). A priore até então não é necessário bater a comida.

      Excluir
  16. Os Hamster comem quantas vezes ao dia ? To afim de comprar um e tirei muitas duvidas aqui, mais faltou essa informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os hamsters não possuem uma quantidade específica de comida diária. Depende muito do tamanho do hamster, da raça e da ração que está comprando. Mas no geral o gasto com isso dependendo da ração vai ficar em torno de R$ 3 a 40 por mês, sendo R$ 3,00 a ração como cito no post mistura para papagaios, que normalmente são mais baratas em lojas de agropecuárias, e R$ 40,00 rações bem específicas para talvez em momentos de desnutrição, etc.

      Excluir
  17. Oi! Estou com uma dúvida, eu alimento meu hamster de unidade por unidade ou coloco um punhado na tigela e deixo? Pq o "sem vergonha" leva a comida pró brinquedo e junta tudo lá, agora fiz uma limpa e estou alimentando ele com a mão mas tenho dó estar dando pouco e a noite por ex du durmo e ele fica sem.
    Alguma dica? +-+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caio, o correto é colocar na tigela e deixar lá. É normal eles levarem e juntarem a comida em outro lugar, eles fazem uma espécie de "estocagem" da comida, tanto na bolsa que fica próximo a bochecha dele, quanto em algum lugar onde fique um pouco mais isolado, escondido, ou que ele fique muito.

      Excluir
    2. É verdade, eu adoro qdo os meus fazem isso. Fica uma toquinha cheia de comidinha... A ração que dou é específica para hamsters 🐹 e paguei barato ate 4,90 em 500g e vem de tudo.. Inclusive banana, maçã, mamão, sementes e grãos. Queria colocar uma fêmea.. Mas não saberia oq fazer com tantos filhotes.. Sem contar que os dois se pegam na porrada dia e noite.

      Excluir
    3. É verdade, eu adoro qdo os meus fazem isso. Fica uma toquinha cheia de comidinha... A ração que dou é específica para hamsters 🐹 e paguei barato ate 4,90 em 500g e vem de tudo.. Inclusive banana, maçã, mamão, sementes e grãos. Queria colocar uma fêmea.. Mas não saberia oq fazer com tantos filhotes.. Sem contar que os dois se pegam na porrada dia e noite.

      Excluir
  18. olá..eu tenho uma hamster ele tem um mês de vida eu quero pegar ele no colo mais tenho um pouco de medo oque eu faço pra pender o medo de pega ele ? ou tevo espera mais um pouco pra ele se acostuma com minha casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, da uma olhada nesse tópico do blog: http://mundodohamster.blogspot.com.br/2011/12/manipulacao-do-hamster.html

      Lá tem umas ajudas para você poder manusear o seu hamster e ele se acostumar com você.

      Excluir
    2. Apesar da duvida da aline ter sido posta a muito tempo atrás, eu como criador acredito que nunca é demais obter dicas para ajudar na criação. Bem o medo que a aline senti ou sentiu do ham é muito comum entre nós criadores, as vezes eu sinto receio de levar uma mordida e jogar o meu pro alto kkkkkk brinks, mas vou chegar no finalmente, é bom sempre manter um certo período de sossego para seu pet roedor ja que ele é um mamífero muito solitário em seu hábitat natural fazer contato e socializar com ele é muito difícil, o segredo maior pra mim é manter contato com o bichinho após cinco dias feito a aquisição do mesmo, sempre a noite no horário que ele ja estiver bem ativo pondo sua mão na gaiola trocando a agua e pondo provisões mostrando que é você quem esta cuidando dele, faça sempre que puder, bom tbm é da petiscos a ele algo que não ta sempre na dieta do seu ham, deixe a disposição na palma da mão pra que ele tome a decisão de subir e apanhar sua guloseima, e prepare seu psicólogico para as beliscadinhas, principalmente se for uma fêmea que na maioria são mais ariscas. Então espero ter contribuido com alguém ao passar minha experiência

      Excluir
  19. Tenho dois hamister o menor apareceu uma bola na sua genitalia não sei se ele é o macho, o que será??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Petterson, da uma lida nesse tópico: http://mundodohamster.blogspot.com.br/2012/01/como-diferenciar-o-sexo-do-hamster.html

      La tem a diferenciação do sexo, e tem umas fotos, vê se tem alguma foto que é parecido com o que vc acha ser o macho.

      Excluir
    2. Por que o hamister joga serragem em cima da vasilha de ração? Cobre toda ração? Ele consegue comer assim msm?

      Excluir
  20. Aline Marques - Você pode começar colocando a mão na gaiola e alisando o Ham, depois quando você e ele estiverem acostumados um com o outro pode pega-lo :)

    Pertterson - Geralmente o macho tem essa bola bem saliente, ela costuma a se desenvolver já com 1 mês de vida.

    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  21. Quando Eu Tento Dar Carinho Na Minha Hamster Ela Mim Morde. Oque Eu Faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evite tocar a gaiola pq eles detestam. Vá com calma direto nele

      Excluir
  22. Olá, eu tenho uma hamster já faz quase dois meses, ela é literalmente viciada em semente de girassol... Gostaria de saber se posso dar todos os dias e quantas mais ou menos! Muito obrigada

    ResponderExcluir
  23. Quando se tem cheiro de comida nas mãos, é normal o hamster morder. Os meus fazem isso.

    ResponderExcluir
  24. Gente, o hamster do meu amigo mordeu a língua e tá infeccionando e ele não consegue comer, qual alimentos ele pode dar na seringa e quais remédios ele pode usar?

    ResponderExcluir
  25. olá,meu meu hamster come bem a raçao dele,mais ele tá muito magrinho pra 6 meses,queria saber algum alimento que eu posso dar pra ele engordar.e de vez em quando dou uns grãos de arroz cozido,faz mal ?

    ResponderExcluir
  26. Olá, estou com meu hamster a uma semana, eu queria saber se eu posso pegar ele muitas vezes, pq quando pego o meu ele sai correndo e se esconde. EX: eu sempre pego ele e coloco no sofá, e ele sai correndo e se esconde nos cantinhos do sofá, significa que ele está com medo? eu posso tirar ele da gaiolinha muitas vezes ou não é recomendado?

    ResponderExcluir
  27. Olá minha Hamster e super dócil, pego ele no colo, ponho no meu ombro , ele adora ficar no meu bolso kkkk. Eu sempre sei nozes para ela , mas queria saber se posso dar a nozes inteira com a casca e tudo ? Tenho medo dela por tudo dentro da você e seila kkk

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito do tópico, os comentários tmb me ajudou bastante a esclarecer dúvidas, pois tem apenas 2 dias que ganhei uma hamster!!!

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito do tópico, os comentários tmb me ajudou bastante a esclarecer dúvidas, pois tem apenas 2 dias que ganhei uma hamster!!!

    ResponderExcluir
  30. Oii! preciso tirar uma duvida...
    Os dias estão sendo muito frios, ontem por exemplo estava 2 graus.é meu primeiro hamster e estou tentado fazer tudo certinho... mas por medo do frio, coloquei uma toalha de rosto ao redor da gaiolinha pra evitar vento. e fiz uma toquinha com rolo de papel higienico, e ao redor pus uma meia velha, onde la ele esta se escondendo e dormindo diariamente! queria tirar duvidas sobre, por medo e precaução. tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quezia eu tenho duas ham sempre coloco papel higiênico sem perfume picado em um canto da gaiola assim elas pegam e levam para o ninho e mto importante ter um ninho uma 'casinha'. A casinha dela comprei e de plástico mas tem de madeira elas amam .

      Excluir
    2. Oi Quezia eu tenho duas ham sempre coloco papel higiênico sem perfume picado em um canto da gaiola assim elas pegam e levam para o ninho e mto importante ter um ninho uma 'casinha'. A casinha dela comprei e de plástico mas tem de madeira elas amam .

      Excluir
  31. Galera Cuidado, pois a banana,o abacate e a uva sao coisas q amam mais sao toxicas =(

    ResponderExcluir
  32. Olá, comprei duas fêmeas...uma mais agitada e a outra mais tranquila, soltei as duas no apartamento e isolei a cozinha por causa dos fios, tem algum problema eles ficarem soltos à noite??? Percebi que elas passaram a noite inteira correndo pela sala e quartos, geralmente em círculos. Fiquei preocupada que eles ficassem estressados de tanto correr!! É normal essa agitação toda??? E posso deixá-las soltas à noite???

    ResponderExcluir
  33. Oláa .. Ganhei o meu primeiro hamster , e já li muitas coisas deste blog e de outros tbm ,, rs To simplesmente apaixonada por ela, pois é uma Fêmea <3 ,,
    Ela é carinhosa, Sempre deixou eu pegar ela, dar carinho, já me deu umas mordidinhas básicas tbm rsrs,e essa e a segunda semana dela , Ela é Branca com marrom claro, Por enquando comendo só ração mix ..
    Só qe estou em dúvida em uma coisinha , porque , algumas recomendações saão para certos tipos de raças , e não sei qe raça é a minha ..
    Como faço para descobrir , ?? preciso levar ao vetérinário ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura no Google, hamster whinter white, acho que é isso, se for igual...Vc já sabe, espero ter ajudado

      Excluir
  34. Não compro raça pronta, devido conter alguns grãos de má qualidade, compro cereais e fritas secas na loja de produtos naturais e eu mesmo faço a ração deles, tudo balanceada, fica mais barato e uma ração top Premium!!

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma dúvida, vi em Vários sites para não dar couve flor, afinal eu dou ou não, falaram que tem gás, minha mãe é nutricionista e me afirmou isso, falaram que daí o hamster não consegue defecar, dou ou não couve flor?

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, gostaria de daber se posso dar hortelã para o meu hamster, solto ele no quintal e ele vai direto no pe de hortelã! Grata

    ResponderExcluir