Páginas

Como não estressar o hamster


Hamsters são propensos ao estresse


Na natureza os hamsters são presas fáceis para muitos predadores. Por isso eles se mantém sempre alertas e são capazes de reagir rapidamente aos perigos. Então esses pequenos roedores são propenso
s ao estresse e precisam de um ambiente tranquilo para se sentirem seguros. Outros casos que ocasionam estresse são: mal higiene da gaiola, falta de rodinha para exercícios, falta de espaço, entre outros.



Hamsters são crepusculares (noturnos)


Embora haja variações de acordo com as espécies. O hamster é um animal noturno ou crepuscular. Por isso durante a noite ou ao entardecer os hamsters costumam ficar mais ativos na gaiola. É bem comum pros criadores ouvirem aqueles barulhos no meio da madrugada da rodinha dos hamsters ou das peripécias que eles fazem na madrugada. (Inclusive indico fortemente o uso de óleo na rodinha para que o barulho possa diminuir, já fiz isso bastante hehehe.)
Com a informação dos hábitos noturnos em mente, o ideal é que a rotina, ou o tempo que se passa com o seu animal seja no final da tarde, noite ou início da manhã. Deve-se evitar acordar durante o dia, pois isso faz com que o animal se estresse. E é exatamente por isso que por muitas vezes o nosso amigo costuma ficar dentro de casa, no escurinho por boa parte do tempo.

Obviamente que além do que foi citado no post, é interessante que os cuidados básicos com os hamsters sejam seguidos conforme já escrito em meu outro post como cuidar de um hamster.

Caso tenha interesse em maior aprofundamento no mundo dos hamsters, em todo post meu indico um curso online muito bom, link na figura abaixo:





Um comentário:

  1. oi meu hamster fica roendo a gaiola(quase sempre a noite) oq eu posso fazer?

    ResponderExcluir