Páginas

Gaiolas, lugar de criação e acessórios.

Gaiolas e lugares de criação.
Ao decidir comprar um hamster e uma gaiola para ele, é importante por em mente que, quanto maior o ambiente em que ele for viver, melhor por isso vale a pena estender um pouco o orçamento para essa área. As gaiolas de passarinho não possuem o mesmo calculo de tamanho entre uma grade e outra, portanto não é possível utilizar a mesma gaiola caso já tenha sido criador de passarinho.
Os hamsters podem ser mantidos em gaiolas de arame, aquários ou recipientes plásticos. Existem também algumas gaiolas fabricadas de plástico. Não há muito o que se regrar em relação ao local onde ele mora. O que se exige é uma limpeza periódica de 3 em 3 dias mais ou menos, para que o hamster não adquira nenhuma doença pela sujeira. O ambiente tem de ser fresco e o animal não pode sofrer exposições diretas ao sol, lembre que é um animal com hábito noturno em seu habitat natural. Tem de ser lembrado sempre da fragilidade que o hamster possui.

Gaiola de hamster.
Gaiolas de arame – São as mais comuns encontradas em casas. Existem diversos preços e tamanhos para esse tipo de gaiola. A maior parte delas possui mais de um andar, escadas, comedouro, escorregador, bebedouro, casinha, rodinha (instrumento indispensável para o hamster se exercitar) entre outros acessórios importantes. É preciso ter cuidado com as portinhas, pois algumas possuem um espaço onde o bichinho consegue colocar o focinho. Normalmente acontece com as portinhas de correr.
Tive uma gaiola assim, onde a portinha corria para cima para abrir e para baixo para fechar. Minha hamster colocava o “narizinho” no espaço entre o chão da gaiola e a porta e facilmente fazia a porta correr para cima e saia. Até que um belo dia descobri finalmente por onde a malandrinha saia e passei a amarrar com arame.
O mesmo pode acontecer com algumas gaiolas onde as vasilhas de comida são presas nas laterais pelo mesmo tipo de porta, portanto é importante tomar cuidado.
A grande vantagem que vejo nesse tipo de gaiola, é que o ar corre com mais facilidade o que torna o fedo um pouco menor, pois não fica “preso”, além do que é importante um pouquinho de ar para o animal. Outro fator que acredito ser importante é que um costume comum dos hamster é fazer algumas escaladas, as barrinhas de ferro possibilita esse tipo de diversão e as vezes eles até dão uma cerradinha nos dentes.
Aquário de hamster.
Aquário (vidro ou plástico) – São ótimos lugares de criação. É o lugar ideal para hamsters gestantes e(ou) filhotes. Primeiro que impede a saída do filhote, pois dependendo da gaiola e dos filhotes, eles podem fugir. Segundo que não corre o risco de prenderem a pata em nenhum lugar e é mais difícil aprontar peripécias em um ambiente mais fechadinho. É interessante tampar o teto do recipiente com alguma gradezinha de arame para que o animal não fuja. É necessário improvisar com a garrafa de água para prendê-la, mas nada que uma fita adesiva não resolva.
Os aquários de vidro são mais complicados de serem lavados por conta do peso, já os de plástico são limpos com mais facilidade. Porém podem aparecer alguns arranhões e desgastes no plástico depois de um determinado tempo, é preciso estar atento.
Uma vantagem que vejo nesse tipo de recipiente é que é mais fácil a arrumação e em volta do recipiente não ficam sujeiras, pois existem alguns hamsters bem bagunceirinhos que jogam ração e serragem por todos os lados da gaiola, já nesse ambiente é cortado esse tipo de problema. Mas é necessário cuidados no verão pois sem ventilação pode super-aquecer a moradia deles.

Gaiola com tubos.
Gaiolas com tubos – Essa é a opção mais cara pelo fator de os produtos normalmente da habtrail serem importados. Para os criadores de hamster sírio, pode não ser a melhor opção, pois os tubos têm de ser mais largos, o que torna o acesso difícil para hamsters grandes. Já para hamster-chinês, anão-russo e de pequeno porte, podem passar facilmente pelos tubos. O que pode acontecer também é de o hamster fazer de algum desses tubos a sua morada. E ficar lá, encher de serragem, dormir, etc. É preciso lembrar que a gaiola deve um espaço grande para que o animal possa correr a vontade, brincar e se exercitar. Ainda assim fica indispensável o uso das rodinhas nas gaiolas.

Casa de férias – Muitas pessoas utilizam matérias de papelão ou qualquer outro tipo de material barato para fazer casa de férias para os bichinhos. Os hamsters são animais muito curiosos, gostam muito da exploração e também muito desconfiados. Eles exploram ambientes novos às vezes com cautela, ou podem ficar nervosos dependendo da situação. Nesse caso vai da imaginação do dono fazer coisas com caixas de pasta de dente, rolo de papel higiênico, entre outras coisas, para a diversão do seu animal. É preciso ter cuidado com alguns tipos de material como madeira, pois muitos hamsters têm alergia ao mesmo.


Acessórios – Eu prefiro dividir essa área em dois tipos de acessórios. Os essenciais e os não essenciais.
·         Essenciais – Primeiro reafirmando o que já foi comentado, a rodinha. A rodinha é essencial para que o hamster possa se exercitar, pois assim como nós humanos o hamster precisa de exercícios para não apenas comer, dormir e engordar. Uns dos problemas que mais matam hamsters que não possuem rodinhas são os de saúde, mais precisamente a obesidade. Além da gaiola e da rodinha é necessário o bebedouro. No campo de alimentação de nosso blog já foi bem explorado a questão de que a água é indispensável para a vida do hamster. Alguns acessórios essenciais podem ser improvisados. São eles a tigela de comida e um local para dormir. Que vai da criatividade de cada um. Eu indico coisas que sejam de plástico e não de papelão, pois o papelão é um material que eles acabam comendo. Quanto à tigela de comida, é bom que ela seja relativamente larga, para que caiba ele dentro e um pouco mais pesada que o animal, pois evita que ele vire e faça maiores bagunças. O ideal é que a serragem seja comprada para que não tenha maiores problemas, pois como já mencionado existem materiais que dão alergia para o hamster.
·         Não essenciais – Nessa área se encaixam tubos, que normalmente são da habtrail, mas podem ser comprados também alguns tubos desses usados na casa mesmo, porém cuidado com o tamanho. Para que o bichinho possa andar na casa, existem uns globinhos que são vendidos em petshops que exercem a função de prender o animal, mas deixá-lo solto. É uma opção de diversão, mas cuidado para aqueles que também criam cachorros em casa pois isso pode ser desastroso. A gangorra é um acessório interessante. O animal começa sempre subindo e tomando uns sustinhos de início. Até que um dia ele se acostuma de que quando ele passar da metade ela irá descer.


Gangorra para hamster.
Globo.

 A boa notícia – A boa notícia é que após os gastos iniciais, dependendo do petshop que você comprar comida para o seu hamster, se gasta em média de 5 a 15 R$ por mês com o animal. É um animal muito fácil de manter/cuidar e é barato.


Para mais conhecimento sobre o mundo dos hamsters indico um ebook muito interessante e bem completo onde aprendi bastante sobre o assunto. O Custo benefício de aprendizagem e qualidade para a vida do hamster já vale muito a pena. Coloco o link abaixo para que possa conhecer:


21 comentários:

  1. cara e o meu sonho dar uma gaiola de tubos para o meu Hamster chines cara me da uma solução para tubos cara aqui na minha cidade nao tem gaiola de tubos então tenho que dar meu jeito mais queria saber de vcs ai qual a melhor maneira!!?? (aguardando resposta)

    ANDRE LIMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ja fiz para o meu hamster e aprovo vc encontra uns canos em lojas materias de construção uns canos transparentes ai vc compra e e bem mais brata do que tubos.espero ter ajudado

      Excluir
    2. talvez sua hamster ande anoite na roda vc nem ve

      Excluir
    3. Compra uma gaiola nova com tubos pede pela internet!

      Excluir
    4. Da uma olhadinha no mercado livre, la tem os tubos vendidos separadamente e gaiolas ja com tubos

      Excluir
    5. Vc pode usar rolos de papel higiênico bem pelo menos eu vejo pessoas fazendo isso 😀

      Excluir
    6. Mas cuidado para ele(a) não comer,fica de olho nele(a) 😆

      Excluir
    7. faz tubos de papelao (rolos de papaeis) com alguns buracos pequenos eles gostam de tubos assim pois sao escuros e as vezes dormem la

      Excluir
  2. Como não possui na sua cidade, a melhor maneira é pedir pela internet. Alguns conhecidos meus dizem que esse site ( http://www.petshop.com.br ) é confiável. Da uma olhada se existe alguma de seu agrado.

    ResponderExcluir
  3. a gaiola do meu hamster é de arame , e ele vive mordendo o arame , se pendurando e tals , isso é normal , né ? rs
    e tipo , qual o melhor material para fazer o fundo da gaiola , tipo , geralmente coloco paninhos , tem algum problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super normal eles brincarem ou se exercitarem escalando a gaiola inteira.

      E quanto ao material, as gaiolas são feitas com um plástico no fundo, pois outros materiais como madeira, papelão, panos e etc, ele rasga e come. Já o plástico ele não tem como arrancar ao arranhar. Normalmente não é de grades de ferro para ele não prender as ou deslocalas.

      Excluir
  4. Andre Lima, vc podia fazer tubos com rolos de papel higienico ou coisa parecida, mas lembre-se de colocar furinhos kkk.

    ResponderExcluir
  5. a gaiola dos meus hamsters é de arame e ele costuma mordela isso e normal.
    uma das minhas hamsters esta muito gorda e ela so anda nos tubos e nunca na roda ,isso e normal


    Viviana ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gaiola: sim pq ele precisa "gastar" os dentes,
      uma das minhas hamsters esta muito gorda e ela so anda nos tubos e nunca na roda : tente estimular ela a fazer exercícios e controle a alimentação.

      Excluir
  6. gente minha gaiola nem tubo não tem,não acho lugar nenhum para comprar,meu hamster o Estopa,ele só tem uma roupinha,o globo e a rodinha,e a minha gaiola nem tem lugar para colocar os tubos,meu hamster comeu as grades todas..tá tudo descascado a gaiola.....mas sem tubos é bom ou ruim para o meu hamster?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem problemas não ter tubos. A rodinha já é de grande ajuda para que ele faça exercícios físicos.

      Excluir
  7. gostaria de saber como tira os tubos da gaiola do Hmamester

    ResponderExcluir
  8. Meu hamster começou a roer o funda da gaiola para fugir, ela ja fugiu 5 vezes que posso fazer para isso nao voltar a acontecer?

    ResponderExcluir
  9. Meu hamster tbm sabe fugir,minha gaiola e de portinha q corre pra cima e pra baixo,e o bebedouro e encaixado igual a portinha na parede da gaiola,ele aabe fugir rsrs.Mas eu ponho aquele arame de orender a embalagem do pão kkk.

    ResponderExcluir
  10. Meu hamster roe a grade e a Rdinha e ele abre a caiola sosinho

    ResponderExcluir