Páginas

Como cuidar de um hamster

Cuidados com Hamster

Preparei esse post pra quem quer aprender rapidamente e objetivamente o essencial para cuidar bem do seu hamster. Espero que ajude.

Sobre a Gaiola ou lugar de criação

Ao decidir comprar um, é fundamental já ter preparada a gaiola em que ele vai viver para que ele já se sinta confortável ao chegar em casa.
Existem muitas opções de gaiolas para hamsters, porém a grande maioria delas são bem pequenas, o que pode causar estresse e mal-estar. O espaço mínimo indicado para uma gaiola deve ter cerca de 60cm de comprimento, por 50cm de largura e 50cm de altura. O ideal é que ela possua mais do que apenas o térreo (ou seja, de 1 a 2 andares, ou mais) para que se possa equipar com túneis, estruturas, ninho, rodinha para ginástica, etc, ou seja, deve ser ampla e confortável.
Quanto maior o hamster maior deve ser o local de criação, quanto menor, mais fácil é para achar uma gaiola aconchegante.

Onde posso deixar a gaiola


É importante que o local de criação seja ventilado, mas que não tenha correntes de ar. A temperatura ideal é em torno de 18 a 20°C. O sol direto pode causar insolação.
Não podemos nos esquecer do substrato. Precisa ser absorvente e que não levante pó. Para isso o mais recomendável são as serragens de madeira natural ou de celulose.
Além de comedouro e bebedouro, o animalzinho precisa de um lugar para se refugiar (ninho ou casinha). O ideal é que ele tenha distrações para passar melhor o tempo.

Limpeza da gaiola

O ideal é que a limpeza da gaiola seja feita entre 2 a 3 dias. Caso seja muito difícil manter essa frequência, deve ser feita pelo menos semanalmente para evitar acúmulo de fezes e manter o ambiente higiênico.

 Alimentação do hamster

Na alimentação do hamster é necessário que sejam incluídos todos os nutrientes que podem ser encontrados em sementes, verduras, frutas, cereais e frutos secos. É importante que a alimentação seja baixa em gorduras. Se optar por não comprar rações ou misturas prontas, é importante que esses ingredientes estejam na dieta: Aveia, trigo, milho, cevada, arroz, lentilhas, grãos, frutos secos (avelã, nozes, castanhas, amêndoas ou sementes), cenoura, abobrinha, batata, maçã, pêra, pêssego, morango e kiwi. Todos devem ser dados sem sal e sem nenhum tipo de elaboração. A água precisa ser renovada diariamente e utilizadas em bebedouro.

Saúde do animal

É necessário oferecer produtos para desgaste dos dentes do hamster. Existem alguns produtos específicos em pet shop para isso. Pode ser utilizado também galhos de árvores frutíferas para esse fim.
Tem alguns sintomas que indicam possíveis doenças. São eles: Perda de apetite, Queda do pelo ou mau aspecto, espirros, secreção nasal ou lacrimal e diarreia.
Por hoje fico por aqui. Espero ter ajudado. Um abraço.

Caso queira aprender mais sobre hamsters, deixo um link abaixo de indicação de um ótimo e-book completo sobre como cuidar de um hamster.


Nenhum comentário:

Postar um comentário