Páginas

Como diferenciar o sexo do hamster?

 

Como saber se um hamster é macho ou Fêmea?


Existe uma pergunta simples, mas é de dúvida de muitos. Como diferenciar o sexo do macho e da fêmea hamster. Atendendo aos pedidos feitos por email, esse assunto vai ser esclarecido aqui no blog. É importante saber o sexo do hamster antes da compra, sabido que eles são ótimos reprodutores, e que qualquer erro pode ocasionar superpopulação em uma mesma gaiola. Esse ocorrido pode ser fatal para alguns de seus hamsters. É importante lembrar que os hamsters sírios não costumam viver em grupo, portanto, para criadores principalmente de anão-russo, vale observar o sexo para a compra de dois com sexo igual quando não se quer ter muitos, e de sexos diferentes quando se quer obter crias.

Serei breve pela simplicidade do assunto. O hamster quando é macho, possui um certo “alongamento” no corpo após as patas traseiras. É como se o corpo dele não acabasse após as patas. Já a fêmea é mais achatadinha, acabando a parte das patas traseiras o corpinho dela já termina. Veja na foto abaixo a parte traseira do macho como é bem continuada e logo após a da fêmea mostrando o término do corpo. 

clip_image002
clip_image004

Bem simples. Por esse mesmo motivo de distância das patas para o final do corpo, o órgão reprodutor de cada um possui uma distância diferente do ânus. Porém tome muito cuidado, pois quando eles estão em uma idade muito nova, fica bem difícil fazer a diferenciação. Somente depois de uns 20 dias mais ou menos que as coisas começam a ficarem mais claras. Outra forma que ajuda na hora da compra, é pedir para o vendedor te mostrar um macho e uma fêmea, e lhe mostrar a diferença.

Essas são as maneiras mais fáceis. Além de o macho ser alongado ele possui o final do corpo mais arredondado enquanto a fêmea é num formato de “seta”. E as vezes é bem visível as tetas na fêmea, e não se preocupe que no macho não são mesmo.

Vale lembrar que essas regras que estou passando aqui são válidas para todas as espécies (raças) de hamster. Após esses esclarecimentos será bem difícil ocorrerem dúvidas quanto a isso, mas se ainda assim estiverem com dúvidas em casa. A estratégia é simples. O que tiver em dúvida é melhor deixar entre os machos, pois uma fêmea entre machos será uma só cria. Mas um macho entre muitas fêmeas, tenha certeza que o estrago será de se impressionar. Porém acredito mesmo, com todas as forças do universo, que após a leitura e entendimento (óbvio) desse artigo, essa dúvida será sanada.

Para mais conhecimento sobre o mundo dos hamsters indico um ebook muito interessante e bem completo onde aprendi bastante sobre o assunto. O Custo benefício de aprendizagem e qualidade para a vida do hamster já vale muito a pena. Coloco o link abaixo para que possa conhecer:


35 comentários:

  1. muito obrigado pelo escrarecimento mais eu fiquei com uma pulguinha atrais da orelha ainda kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Oi, fiquei sabendo agora q tenho dois hamsters femeas. Elas estão juntas desde o nascimento, há 10 meses. Só q agora elas estão brigando e uma quer cheirar o sexo da outra. Isso é normal??? Devo separa-las??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, depende de muita coisa. A primeira é saber a raça de suas hamster. Normalmente não se tem problema com o mesmo sexo quando os hamsters são Anão-russo(também conhecidos como chinês). Sendo que para que eles vivam juntos eles, devem ser unidos antes de fazerem 3 meses de idade. As outras raças dificilmente vivem juntos. Se for o seu caso é melhor separá-los. Outro fator é o tamanho da gaiola. Para se ter dois hamster em uma gaiola, é necessário um espaço agradável para eles. Se a gaiola for pequena, também dificilmente vão viver tranquilos. É como se cada um precisasse ter o seu espaço. Pode ser também, que uma das fêmeas estejam gravidas, isso deixa um hamster MUITO agressivo com quem está por perto. Isso acontece pois se ela tiver filhote perto de outro hamster, é perigoso que o outro atente para comer, o que acaba sendo uma ameaça. Portanto, briga na certa.

      É isso. Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. deve separar sim! hamster sírios são solitários e extremamente territorialistas, eles podem brigar até a morte ou podem ficar doente e estressados

      Excluir
  3. Oi o john A. Tendo 3 em uma única gaiola é. Pouco espaço. Pra eles?

    ResponderExcluir
  4. Minha hamster (anão russo) teve sete filhotinhos, mas já desmamaram e consegui vender um ontem, a moça pediu uma fêmea, e eu fiquei confusa, tendo que "verificar" atentamente as "partes" dos pais dos filhotes, que mantenho em gaiolas separadas, então consegui diferenciar e ela saiu ultra feliz com seu hamster!!

    ResponderExcluir
  5. Estou com 5 filhotes com mais ou menos 15 dias , olho a barriguinha deles e me parece todos iguais , sera q nesceu todos do mesmo sexo..?

    ResponderExcluir
  6. Adorei... muito bom saber , pois quando comprei o vendedor me deu uma femea que na verdade é um macho... agora ja sei como comprar a femea certa... Obrigado pela explicação

    ResponderExcluir
  7. Meu hamster ta que nem a primeira foto do blog eu acho que e doença perto da bundinha dele ta inchado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu hamster é um macho e vc não sabe...

      Excluir
    2. O "inchado" que VC esta falando é o sacp do seu hamster rsrsrs

      Excluir
    3. Eu tenho doisnum macho e uma fêmea 1 deles a bunda é enchada tbm tava achando que era doença

      Excluir
  8. Bom dia. Estou numa dúvida cruel: comprei dois hamsters sírios, segundo o vendedor, um casal. O vendedor me informou ainda que em duas semanas estariam procriando. Com o passar do tmp, comecei a pesquisar e desconfio que sejam duas fêmeas. Eles (ou elas) se dão mto bem, dormem juntinhos e nunca brigam, mas tbm não namoram.
    Ainda não consegui identificar tetinhas nem testiculos em nenhum dos dois. Um deles é mto arisco, por isso não consigo pegá-lo para olhar detalhadamente. Mas o q foi informado ser o macho, não possui os testiculos sobressalentes. Eu queria um casal p/ reproduzir, mas já me apeguei a eles e não quero troca-los. Pensei em comprar um macho e colocar na gaiola, mas tenho medo de haver brigas e mortes. Oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não faça isso! você teve uma certa "sorte" por seus hamster não brigarem, pois são raros os casos em que eles não brigam, pois são territorialistas, o melho é não comprar para não haver brigas :)

      Excluir
  9. Bom dia. Estou numa dúvida cruel: comprei dois hamsters sírios, segundo o vendedor, um casal. O vendedor me informou ainda que em duas semanas estariam procriando. Com o passar do tmp, comecei a pesquisar e desconfio que sejam duas fêmeas. Eles (ou elas) se dão mto bem, dormem juntinhos e nunca brigam, mas tbm não namoram.
    Ainda não consegui identificar tetinhas nem testiculos em nenhum dos dois. Um deles é mto arisco, por isso não consigo pegá-lo para olhar detalhadamente. Mas o q foi informado ser o macho, não possui os testiculos sobressalentes. Eu queria um casal p/ reproduzir, mas já me apeguei a eles e não quero troca-los. Pensei em comprar um macho e colocar na gaiola, mas tenho medo de haver brigas e mortes. Oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, o ideal é na compra do novo hamster comprar juntamente outra gaiola, vc precisará sempre ter uma extra para a separação deles. No caso do hamster sírio é normal quando adulto brigas e as vezes até mortal. Enquanto são novos não brigarão mesmo. Mas quando comprar o macho o que pode acontecer é de as (provavelmente fêmeas) duas não aceitarem ele, mas como o que você deseja é a procriação, não será difícil pois a fêmea entra no cil de 4 em 4 dias durante 12 horas normalmente a noite, então durante no máximo 4 noites você vai juntar uma delas na gaiola dele para eles acasalarem. No primeiro dia você junta, se der errado já separa, faz o mesmo no segundo, até o dia que vai dar certo. Após conseguir a fêmea que está grávida deve ficar em uma gaiola separada, pois se ela tiver filhote numa gaiola com outro hamster o outro pode querer comer e a mãe irá proteger provavelmente até a morte. Tem casos de fêmea que matam qualquer outro "habitante" na gaiola que não sejam ela e os filhotes. Enfim, falando assim parece ser um bicho de 7 cabeças, algo dificílimo, mas é bem fácil. O crucial mesmo e o que dificulta mais é somente ter pelo menos uma gaiola para cada hamster adulto, pois em casos de briga você vai separar. Tendo uma gaiola para cada adulto é facílimo de fazer a procriação entre eles.

      Excluir
  10. Ola, eu queria saber se um hamister macho, pode comer seus filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando a fêmea fica gravida o ideal é fazer imediatamente a separação de gaiolas. Se a fêmea for menor ou mais fraca que o macho ele comerá os filhotes, pois os filhotes dependerão da defesa da mãe. Ainda dependendo da gravidez da fêmea é possível que ela mesma coma 1 ou mais filhotes para se nutrir, porém é raro esse segundo caso.

      Excluir
  11. ai muito obrigada,essa era uma duvida imensa que eu tinha,no dia em q eu fui comprar pedi um casal,mas ñ sabia quem era quem,agora eu consegui.Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Tenho um hamster sirio femea ha um ano. Gostsria de comprar outra pq acho q ela fica muito sozjnha. Se colocar as duas juntas agora sera q vao brigar?

    ResponderExcluir
  13. Tenho um hamster sirio femea ha um ano. Gostsria de comprar outra pq acho q ela fica muito sozjnha. Se colocar as duas juntas agora sera q vao brigar?

    ResponderExcluir
  14. Oi Boa noite tenho um hamster a 3 semanas e o dono da loja falo que era femia e hoje minha sogra me deu 1 macho mais eles estao se mordendo?será que os dois são macho?gente me ajude já estou até nervosa ele é pequena e ele é grande porém da mesma raça só que a suposta ela eu já não sei se é filhote ou não pelo fatô do tamanha se alguém puder me ajudar fixo grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Se estão brigando separa. Certamente não são dois filhotes. Não há o que fazer a não ser ter cada um em uma gaiola.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Fique claro: dois hamsters só se darão bem se forem criados juntos desde filhotes. Não importa se é macho ou fêmea não coloque outro junto. Um não irá aceitar o outro. É simples assim. Ou voce pega os dois bem filhotes ou crie apenas um. Eles vivem felizes sozinhos, basta o dono dar atenção e cuidar

    ResponderExcluir
  17. Nossa, muito obrigada, eu já sabia que meu hamster era macho mas não que podia ser tão alongado, eu estava até preocupada kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Meu hamster tá com 1 ano de vida e esse tempo todo achei q era fêmea, mas é macho...

    ResponderExcluir
  19. Queria saber como pegar o ramister sem ele morder.

    ResponderExcluir
  20. Meus 2 hamsters machos estavam com os testiculos aparentes e de uns tempos pra cá está totalmente murcho. Isso é normal? Ou preciso me preocupar? Eles vivem junto com 3 fêmeas e até agora não cruzaram.

    ResponderExcluir
  21. Pelo jeito, o que tenho é fêmea. Não era meu/minha, meu irmão que trouxe de um amigo que queria dar pra alguém que cuidasse. Faz quase um ano que está comigo e sempre pegava na mão tranquilo. Ultimamente, deu de me morder, tive três cortes de mordidas. Kkkkk
    Seria algo contra mim? É algum problema de stress?
    Vive numa gaiola bem grande, espaçosa, com tubos e uma roda pra girar.

    ResponderExcluir
  22. E normal essa parte do hamster que e alongada que parece as bolinhas dele encolher as vezes que a do meu hamster sirio macho as vezes esta para fora as vezes encolhe

    ResponderExcluir
  23. Eu estava com essa dúvida obrigada por essa notícia

    ResponderExcluir